O Registrado é pouco conhecido pelos consumidores, mas bem útil. O documento, gerado gratuitamente pelo Banco Central, permite ao usuário consultar o histórico de contas ativas e inativas, dívidas, financiamentos e empréstimos relacionados ao CPF ou CNPJ.
O Registrado pode ser consultado pelo computador, porém para usar o sistema, é necessário possuir conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob ou Sicredi para ativá-lo e depois poder realizar a consulta.
Como ativar o Registro
Antes de qualquer coisa, é preciso se cadastrar na ferramenta para ativá-la.
Para isso, o usuário pode optar por fazer pelo aplicativo do banco, internet banking ou certificado digital.
No caso do internet banking é enviada uma frase de segurança para registro no banco que o usuário utiliza; em outras formas de credenciamento, há a possibilidade de envio de carta ou pessoalmente, mas ambas formas estão suspensas por conta da pandemia de Covid-19. O usuário também pode se cadastrar pelo aplicativo do banco, seguindo os passos abaixo de acordo com a sua instituição financeira:
· Banco do Brasil: “Menu” > “Serviços” > “Registrado”;
· Bradesco: “Registrado”;
· Caixa Econômica: “Senhas e Configurações” > “Registrado Banco Central”
· Itaú: “Serviços” > “Registrado Banco Central”;
· Santander: “Menu” > “Santander On” > “Meu Momento” > “BACEN Auto Credenciamento Registrado”;
· Sicoob: “Serviços” > “Registrado Banco Central”;
· Sicredi: “Sicredi X” > “Registrado”;
Como consultar dívidas no seu CPF com o Registrado do Banco Central – Canaltech